terça-feira, 16 de agosto de 2022

A borboleta

A minha casa de banho tem uma pequena janela que costumo abrir todos os dias, cerca de 5cm. Há uns meses, de manhã, entrei e de repente deparo-me com uma borboleta no tapete. “Oh que bonita, como vieste aqui parar?”, disse eu. E de imediato olhei para a pequena abertura na janela e concluí que tivesse sido por ali.

Pensei logo em tentar pegar nela e largá-la novamente na natureza, mas nem tive tempo de agir, porque a minha gata entra de repente na casa de banho, dá um salto e pisa as asas da borboleta com uma das suas patas. Não foi propositado, pois ela nem reparou no bichinho, apenas estava a tentar chegar à janela para se sentar a observar os pássaros. No entanto, fiquei muito triste porque pensei que a borboleta tivesse morrido. Tentei pegar nela e reparei que ainda estava viva. Tinha uma asa quase totalmente desfeita e a outra estava menos danificada. Apesar de frágil, ela andava na minha mão. Então levei-a assim para o jardim da casa e larguei-a numa das flores, na esperança de que ela se salvasse. Ao longo do dia, de vez em quando, olhava para a flor para ver se ela já teria voado, mas não. Ela permanecia sempre lá, na flor, na mesma posição. No inicio da noite, quando voltei a olhar para a flor, não a vi e pensei que poderia ter recuperado as forças e lá se teria deslocado.

À noite, quando me fui deitar, ao entrar na casa de banho vi novamente a mesma borboleta no mesmo local do tapete. Era a mesma porque as asas estavam em má condição. Ali estava ela parada como se estivesse à minha espera. E o mais incrível, a janela estava fechada. Corri a perguntar à minha mãe quando é que ela tinha fechado a janela. Sem perceber o motivo disse-me que talvez no meio da tarde ou no final da tarde. E eu fiquei estarrecida. Montes de perguntas, informações vinham à minha cabeça: “Como é que ela entrou na casa de banho se a janela estava fechada? Mesmo que a janela estivesse aberta, como é que ela conseguiu voar, desde a flor onde a deixei, a uma distância tão grande com as asas assim magoadas?” Mesmo que tivesse vindo a deslocar-se com as patas, sem voar, teria de iniciar a sua viagem muito tempo antes para conseguir chegar novamente ao tapete. E isso não me pareceu exequível. “UAU. O que se passa aqui?” Então, peguei nela com extremo cuidado e com ela na minha mão, perguntei: “O que queres de mim? Vieste entregar-me uma mensagem?” E de repente, pareceu-me ouvir a voz da minha intuição dizer: “Transformação”.

No momento fiquei mais preocupada em ajudar a borboleta e escrevi uma mensagem num dos meus grupos de WhatsApp a relatar o que me tinha acontecido e perguntava se saberiam como ajudar a borboleta pois parecia-me tão frágil que estaria quase a morrer. As respostas das amigas foram interessantes: A borboleta é um bichinho que passa por uma enorme transformação desde lagarta, crisálida até borboleta. É também vista como uma criatura divina. Então foi-me dito que a minha borboleta me veio entregar uma mensagem divina e que agora que a mesma tinha sido entregue, ela poderia partir, pois já tinha cumprido a sua missão. Imediatamente lembrei-me da palavra que intui: “Transformação”.

Eu tinha iniciado o meu processo de autoconhecimento uns meses antes e, na altura do acontecimento, estava a passar por uma fase complicada de dúvidas existenciais, medo de falhar, falta de merecimento. E aquela mensagem fez eco com o que vinha perguntando a mim mesma há algum tempo. Foi uma mensagem ainda mais poderosa e extremamente profunda e emotiva para mim, porque há muitos anos que me recusava a ter fosse o que fosse em casa que tivesse borboletas: roupa, decoração, desenhos, etc. Inconscientemente, eu achava que as borboletas davam azar. E esta borboleta veio trazer-me paz e fez renascer o meu respeito pela beleza que elas representam a todos os níveis.

Por vezes estamos tão desconetados da realidade que não nos apercebemos que o céu comunica connosco em todos os momentos através de sinais, através das coisas mais simples e belas da natureza, mas sempre usando algo que saiba que nós (e só nós) saberemos o significado.
CC

Sem comentários:

Enviar um comentário