sábado, 20 de agosto de 2022

Uma memória feliz

Na minha adolescência, eu tive um coelhinho branco com o rabo cinzento como animal de estimação. A minha mãe fazia criação de coelhos em casa para a nossa alimentação. Um dia nasceu aquele coelhinho, era diferente de todos os outros que eu estava habituada e pedi para ficar com ele, como pet. Ela acedeu, pensando que fosse um pedido temporário e que logo esquecia. Mas eu adorava aquele coelhinho e durante algum tempo (talvez anos) salvei-o de ser cozinhado. Eu adoro carne de coelho, é a que mais gosto, mas aquele nem pensar, cada vez que se falava no assunto, eu chorava e dizia à minha mãe que ‘não’.

Quando ele morreu, e eu não me lembro porquê (mas acho que não foi para a panela!), pedi à minha mãe para guardar o rabo dele como recordação. A minha mãe achou aquilo uma tontaria, mas acabei por ficar com ele. Ela dizia que iria acabar por apodrecer e eu teria de o deitar fora. Então, perfumei-o e guardei-o na minha caixinha de coisas (bugigangas) "importantes".

Ao longo do meu crescimento, de vez em quando lá ia eu visitar o rabinho do coelho, voltava a perfumá-lo e voltava a lembrar-me do coelhinho. Quando fui para a Universidade, fui para longe estudar e levei o rabinho do coelho comigo. Guardei-o sempre. De vez em quando, eu perfumava o rabo do coelho e ele nunca apodreceu.

Já na idade adulta, por muitos anos, deixei de ver o tal rabinho e até esqueci o coelho. Mas, há poucos anos fiz algumas mudanças de casa e, claro, isso implica encaixotar e desencaixotar. Então, sem esperar, voltei a encontrar o rabinho do coelho. E fiquei muito feliz pela bonita memória que me trouxe. Era uma memória feliz da minha infância. E encontrar algo que guardei há cerca de 30 anos atrás, intacto e ainda a manter um leve odor a perfume foi muito gratificante. Foi bom perceber que uma atitude que tive há muitos anos atrás, me trouxe, em recentes momentos difíceis da minha vida, a lembrança de que a vida não é só feita de ‘baixos’, mas também de ‘altos’. 
E, naquele momento, fez-me sorrir.
CC

Sem comentários:

Enviar um comentário